Ler incomoda os outros

Outro dia eu ouvi como uma crítica ruim que “você têm lido coisas demais”.

Desde que li sobre a vida de Ben Carson e o livro Think Big (no Brasil adaptado ao título Sonhando Alto) vi o quanto o dedicado neurocirurgião valorizava a leitura da Bíblia e de outros livros, tanto que inclui no acróstico T.H.I.N.K. B.I.G a palavra Books (livros). Além disso, foi lendo dois livros por semana que Ben percebeu o quanto podia ir além e chegou longe – tão longe que quase concorreu a presidente dos Estados Unidos.

Foi aí que decidi que tentaria ler mais, fosse o que fosse, e alguns anos depois posso dizer que melhorei razoavelmente minha capacidade de ler – e um pouquinho da de escrever -, consigo ler mais rápido textos que passava horas tentando entender na faculdade – inclusive acadêmicos -, descobri a existência de métodos de investimento e como dinheiro é um tipo de tabu – as pessoas querem ser ricas ou poder viajar mas tratam o dinheiro como maldição e não como bênção por um trabalho bem feito e um dom a ser investido tanto quanto qualquer outro -, como lidar com certas situações no ambiente de trabalho, os efeitos do poder na psicologia humana e da influência dos medos dos pais na vida dos filhos, além, é claro, de passar horas me divertindo sem precisar de uma televisão ao ler histórias em quadrinhos ou romances. E fiquei pensando, por que demorei tanto pra começar a ler mais?

Como dizia Abel Salazar: “O médico que só sabe de medicina, nem de medicina sabe”. E quantas vezes me surpreendi ao ter algum assunto pra conversar com algum paciente falando sobre fé, negócios e até livros de ficção – e várias vezes sem ninguém saber que eu parafraseava alguma história!

Não, eu não consigo decorar ou lembrar de tudo, mas tiro o essencial de cada leitura e nos momentos em que menos imagino consigo relacionar as coisas.

Percebi o quão imenso é esse mundo dos livros e o quanto ainda sou ignorante. E o quanto eu sou enrolado pra ler e li tão pouco.

É realmente verdade que quando você quer aprender ou se divertir lendo, ou tenta descobrir novos mundos e maneiras de pensar, você vê o quanto isso incomoda a ignorância alheia.

“Você tem lido coisas de mais”! Vou continuar, não tenho nada a perder, obrigado.

books old book knowledge bookstore

_______________________________________________________

Publicado originalmente no perfil do Facebook em 30 de Agosto de 2018

1 resposta »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Anúncios
Follow Escrito Por André Basualto on WordPress.com
Anúncios
%d blogueiros gostam disto: