E daí se ele não tem barba?

Já não bastava a barba não crescer e o cavanhaque ralo parecer uma sujeira, falta de banho e coragem de lavar o rosto, tinha que pai, mãe, vizinho, vizinha, cachorro, gato, periquito, cobra, papagaio e até a melhor amiga lembrar disso.

Quando Tiago olhava no espelho e lembrava disso se irritava com sua genética.

“Barba dá cara de homem”. Realmente, um fato, então podem encher o saco de todas as mulheres que tem um pelinho a mais na cara, pensava ele. Tinha dias que tirar a sujeira da cara o fazia parecer um bebê, e a única promessa do que poderia vir a ser um cavanhaque era subestimado pela amiga Alexa: “nem é bonito cavanhaque, ou é barba ou não é”. Por mais que Alexa dissesse isso, ela não se importava de verdade com isso, mas Tiago sim.

Tiago já estava tão irritado com as amigas que começou a soltar farpas e a língua afiou.

“Bla bla bla, barba”.
“Amiga, você fala como se tivesse corpo de mulher, mas é uma tábua”.

Quando não era isso, provocava:
“Amiga, se você tivesse mais maturidade e atitude de mulher você poderia exigir mais, mas com esse seu jeito de criança, está para chegar o dia em que você vai ganhar uma boneca ou o Ken ao invés de conseguir um ‘homem de verdade’”.

Já não tinha paciência para isso, mas acabou levando uns tapas, porém o seu raciocínio começava a tangenciar uma linha tênue com a verdade. Se todo homem exigisse da mulher o que ela exige como critério de masculinidade com a barba ou qualquer outra coisa relacionada puramente com a aparência, com certeza peitos e bundas seriam mais cobrados por aí, não só isso, mais lábios carnudos e mais maquiagem com certeza também, e em alguns casos, só cirurgia plástica pra resolver.

“Ah, mas essa cobrança existe mesmo”, então se permita analisar, sendo homem ou mulher, questione se a aparência vale mais, se isso importa tanto pra você, se não vale o cavalheirismo quase extinto, o fato de um rapaz sem as barbas do profeta saber como cuidar de você enquanto o barbado fica lá jogando bola com um bando de macho, enquanto a garota peituda fica ostentando seios que você nunca sequer vai tocar, ou simplesmente se a aparência vale a arrogância de algumas dessas pessoas que por fora tem tudo e por  dentro nada.

Beleza é algo que todos nós curtimos, não sejamos hipócritas, achar uma beleza exterior e interior que nos agrade é nosso desejo, mas por favor, seja menos insensível com aquele amigo ou aquela amiga ao ficar falando de características de beleza que eles não têm, ainda mais se isso for de propósito, não existe termo culto para isso a não ser chamar a pessoa de filha da mãe.

Voltando ao caso da barba, é possível ser homem e másculo sem barba, há muito barbado que morre de medo de matar uma barata, não sabe trocar o pneu do carro e muito menos trata uma mulher com dignidade. Há muitos sem a barba que sabem como beijar, como tratar bem uma mulher, ouvi-la e conhecem mais segredos do corpo feminino e têm menos frescuras. A prova está aí do seu lado, aquele amigo, sem muito pelo na cara, mas que te ajuda a sair de problemas e te trata como uma princesa, mesmo você tratando ele como o amigo feio que estará eternamente condenado à friendzone.

Já diz a sabedoria popular, não faltam homens para as mulheres, faltam mulheres que proporcionem oportunidade aos homens que estão aí apenas esperando uma chance.

Quando Tiago percebeu isso, a falta de barba parou de ser seu maior incômodo e a falta de maturidade passou a ser o seu maior foco de mudança. Para o Tiago de 19 anos, conhecer Raquel seria o pontapé para muitas lições sobre amor e amizade, e mal ele sabia, mas logo conheceria sua primeira namorada.

______________________________________________

Texto publicado sob o pseudônimo de Ricardo Neruda em 16 de outubro de 2016 – da série de textos Fatos de Alexa e Tiago.

photography of man wearing eyeglasses

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Anúncios
Follow Escrito Por André Basualto on WordPress.com
Anúncios
%d blogueiros gostam disto: