Um provérbio sobre o desprezo

É cada vez mais comum as pessoas comemorarem pela morte ou tragédia de pessoas apenas pelo seu credo ou sua ideologia serem diferentes. É um desprezo amargo e uma energia negativa que tomam conta de quem tem prazer em difamar o outro.

Às vezes, a vontade é de gritar e pedir pra que as pessoas se calem ao invés de excretarem mais absurdos. Mas às vezes o melhor a fazer é ficar em silêncio.

Ficar em silêncio não significa ficar inerte.

Já dizia um provérbio bíblico “o que despreza o próximo é falto de senso, mas o homem prudente, este se cala” (Provérbios 11:12). Não se trata de ficar parado, apenas de evitar dar mais atenção e razão a quem despreza o outro. Existem pessoas que adoram criar intrigas, às vezes o melhor que fazemos é ignorá-las.

O desprezo é como acender uma linha de fósforos. Eles irão queimar e se espalhar até que todos sejam consumidos pelo fogo que devora, a não ser que você quebre a cadeia e retire um fósforo dali. Esse é o seu silêncio, essa é sua prudência.

Não gaste suas energias desprezando os outros. Quando alguém chegar com você assim, você pode até ouvir aquelas palavras ruins, mas se permanecer calado e não espalhar o desprezo, já será bom o bastante. Não deixe isso consumir suas próprias energias também.

Nem sempre adianta discutir com o tolo e com quem despreza o próximo – seja esse próximo uma pessoa comum, um famoso, uma pessoa boa ou ruim. Às vezes a chama que precisamos acender deve ser aquela que aquece o coração com uma energia boa, aquela que mesmo brevemente ilumina a escuridão.

Mas nem sempre é fácil, pois nossa sede de justiça às vezes grita mais alto e nosso ímpeto é o de julgar e falar assim mesmo. Sendo assim, que possamos sempre nos lembrar que “o homem bondoso faz bem a si mesmo, mas o cruel a si mesmo se fere” (Provérbios 11:17).

Pratiquemos o bem então e sejamos generosos com cada pessoa, e se errarmos, que peçamos desculpas e tentemos o bem de novo, só assim se rompe o ciclo do desprezo.

2 respostas »

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Anúncios
Follow Escrito Por André Basualto on WordPress.com
Anúncios
%d blogueiros gostam disto: